quarta-feira, 20 de julho de 2011

XXIV ELO NACIONAL - 2011 - Simplesmente Escotismo

Baseado no tema do 22° Jamboree Mundial da Suécia de 2011 - Simplesmente Escotismo, existem três conceitos-chave para o Jamboree Mundial na Suécia: Encontros, Natureza e Solidariedade. Estes conceitos-chave são o foco principal no planejamento do Jamboree Mundial, e eles também contribuirão no programa do XXIV ELO Nacional.


Encontros - O Jamboree Mundial é um encontro, a chance de reencontrar amigos ou conversar com pessoas novas. Por isso é importante pensarmos em como criar e promover encontros entre pessoas, quando montamos atividades ou projetamos acampamentos. Este conceito faz parte do ELO Nacional também.

Natureza - O Jamboree Mundial na Suécia significa estar perto da natureza. A vida ao ar livre é muito acessível parte importante da cultura sueca. A proximidade com a natureza revela ainda a vulnerabilidade do nosso meio ambiente e de nós. Sempre que possível, durante todo o Jamboree, vamos demonstrar a prática ambiental sustentável e o programa irá dar as ferramentas que os participantes tomem medidas para o ambiente. Devemos pensar, também, em como fazer da natureza uma parte do ELO Nacional, e como minimizar o seu impacto sobre o meio ambiente.
Solidariedade - As atividades do Jamboree vão incentivar a solidariedade entre escoteiros, promover a união e o respeito pelos outros e ajudar a ver que compartilhamos uma responsabilidade comum para com o nosso mundo. Deseja-se no ELO Nacional reforçar aos participantes a sensação de que fazem parte do Movimento Escoteiro mundial, e que todos somos irmãos.

Com o tema Simplesmente Escotismo também se pretende enfatizar os fundamentos do Escotismo e proporcionar, através da aplicação do Método Escoteiro – que é a forma pela qual desenvolvemos nossas atividades – que nossos jovens tenham ricas experiências que contribuam para o desenvolvimento pessoal. A aplicação do Método Escoteiro ajuda os jovens a desenvolver seus próprios recursos internos, para usar e desenvolver todas as suas capacidades de uma forma construtiva, para expandir seus horizontes e buscar novos desafios, a desenvolver a sua autonomia e assumir responsabilidades. Para isso todos os seus elementos devem ser usados em conjunto, como um todo, em um sistema unificado e integrado. As sugestões de data para a realização do ELO Nacional são 27 e 28 de agosto ou 12 a 15 de novembro.
 
Fonte:

Sempre Alerta Eletrônico - 6ª Edição - Julho de 2011


SEMPRE ALERTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário